|
Por: R$ 38,06
ISBN: 85-7493-443-7
Formato: 14x21
N° de páginas: 206
|
 |
|
Descrição
Este trabalho quer tratar do conhecimento, da educação e do currículo no mundo contemporâneo (moderno e pós-moderno), mas diferente ou se pensa diferente dos discursos educacionais em geral e, particularmente, da Teoria Crítica da Educação, ou seja, daqueles que também têm como foco de investigação o conhecimento, a educação e o currículo.
A diferença é bastante compreensível quando entendemos que, enquanto os teóricos críticos da educação e os educadores em geral partem, comumente, da idéia de que a crise em que vivemos é um ataque ao projeto libertador da modernidade, o texto presente parte da concepção de que o problema está no bojo do próprio projeto. A crítica é aqui não aos fatores ou aos agentes que, supostamente, atacam o projeto emancipatório da modernidade, mas ao próprio projeto.
Por fim, esta análise crítica dos discursos educacionais da modernidade tem como horizonte investigativo a filosofia de Heidegger e a dos pós-estruturalistas franceses.