BLOG

Aqui na Publit recebemos, todos os dias, telefonemas com autores nos fazendo essa pergunta. Escrever um livro é um processo que para alguns leva semanas ou poucos meses. Para outros, muitos anos. Não importa quanto tempo tenha levado, depois de escrito vem a pergunta: E agora?

Podemos ajudar a respondê-la, mas este post é apenas uma forma de lhe provocar a analisar o que você pretende, nada mais do que isso. As verdadeiras respostas só você pode dar. Mas podemos ajudar ao tentar explicar com o que você deve se preocupar em seguida.

A primeira pergunta é: qual é o seu objetivo com o livro? Não subestime esta questão. Apesar de parecer trivial, a resposta pode ser mais complicada do que à primeira vista parece. É certo que (quase) todos os autores querem que seu livro seja lido. Mas você precisa definir se deseja obter retorno financeiro com o seu livro e, se sim, qual tipo de retorno deseja. Se não deseja retorno, talvez a publicação em livros eletrônicos, até mesmo gratuitas, possa lhe atender. Caso deseje, é importante entender o mercado editorial. Em geral as grandes editoras pagam direitos autorais para os escritores entre 6% e 10% do preço de capa do livro.

Seu objetivo pode ser viver dos livros. Poucos autores conseguem ter sucesso e manter uma vida digna apenas com os royalties de seus livros. Contudo, podemos entender que a mesma dificuldade ocorre em todas as profissões, onde a maior parte dos profissionais não é bem remunerada e temos um pequeno grupo que representa o sucesso (muitas vezes em cifrões) daquela profissão. Se for este seu objetivo, entenda bem o mercado, como entrar nele e, principalmente, como sair de contratos que você talvez aceite por ser seu primeiro livros, mas que não quer passar a vida toda de escritor com algumas daquelas cláusulas.

Seu objetivo pode ser tornar conhecido seu nome ou alguma teoria que você tenha desenvolvido. Temos vários casos destes aqui na editora, e o retorno que tenho dos autores é que realmente o livro ainda é um dos melhores veículos para este tipo de objetivo.

Seu objetivo pode ser mais específico, de divulgar um trabalho que poucos estudam ou mesmo fazer uma pequena tiragem para uma reunião de colegas ou de família.

Independente de qual seja seu objetivo, você deve analisar com cautela e perguntar a si mesmo: o que eu realmente quero com este livro?

A partir daí você pode se preocupar com quem vai publicar seu livro. E depois disso ainda não acabou, você ainda vai precisar se preocupar com como fazer o marketing dele - você ou sua editora.

Abraços,

André Figueiredo

A Publit trouxe para o Brasil o cultuado livro Walking The Talk - A Cultura Através do Exemplo, da consultora Carolyn Taylor. O livro trata da cultura corporativa e funciona como um guia para os líderes melhorarem a performance de suas empresas através da cultura organizacional. E, sempre, com a liderança dando o exemplo. E, a versão em português traz um estudo de caso do InfoGlobo. O livro pode ser adquirido no site da Publit e na Livraria Cultura.

Walking The Talk - A Cultura Através do Exemplo
Editora Publit
420 págs
Preço: RR$ 79,00
Ano: 2014

http://www.publit.com.br/livraria/produto/392/walking-the-talk-a-cultura-atraves-do-exemplo

 

Assine nossa Newsletter



Publit nas Redes

Formas de Pagamento


Copyright © Publit Soluções Editorias